Blog

Confira cinco atitudes para destravar sua criatividade hoje

Muitos creem que a criatividade não pode ser desenvolvida, ou você tem ou não tem, mas não é bem assim. Sem dúvida alguns indivíduos não só receberam esse dom como tiveram a oportunidade de conviver na infância, especialmente, num ambiente rico em estímulos aos cinco sentidos (cheiros, sabores, música, leitura, texturas, cores etc.), rico em …

Confira cinco atitudes para destravar sua criatividade hoje Leia mais »

Punições e recompensas: Dois lados da mesma moeda

Muitos pais e mães, na esperança de ensinar aos filhos a cumprirem suas tarefas e serem cooperativos, acabam prometendo recompensas às crianças e adolescentes. Os defensores dessa prática afirmam que funciona, mas o pesquisador Alfie Kohn faz um alerta em seu livro Punidos pelas recompensas: “A criança que obedece na esperança de ganhar uma recompensa …

Punições e recompensas: Dois lados da mesma moeda Leia mais »

Como a literatura de qualidade pode ser aliada do professor?

Todos concordam que é importante que as crianças se interessem pela leitura, mas não fica claro para grande parte dos educadores que o fato de ter livros à disposição não é suficiente para que os pequenos sejam estimulados a ler. Em muitas escolas há centenas de livros na biblioteca, existe um projeto de ciranda do …

Como a literatura de qualidade pode ser aliada do professor? Leia mais »

Marcia Belmiro: empreendedorismo com propósito no mundo digital

Alguns dados importantes sobre o empreendedorismo feminino no Brasil: – Em 2019, 9,3 milhões de mulheres eram empreendedoras, representando 34,5% dos donos de empresas no país (Sebrae). – O nível de escolaridade das empreendedoras é 16% superior ao dos empreendedores, mas elas têm menos acesso a crédito e menores rendimentos (Sebrae). – A pandemia de …

Marcia Belmiro: empreendedorismo com propósito no mundo digital Leia mais »

Tu te tornas eternamente responsável pela expectativa que crias

A internet está repleta de frases, conselhos e até memes sobre as expectativas: “Tu te tornas eternamente responsável pela expectativa que crias.” “Crie um unicórnio, mas não crie expectativas.” “A expectativa é a mãe da frustração.” No entanto, para além das obviedades e dos palpites rasos, sobra muito pouco. Ao ler o que dizem supostos …

Tu te tornas eternamente responsável pela expectativa que crias Leia mais »

Em uma situação de dificuldade, é melhor partir para o enfrentamento ou “entrar na toca”?

Diante da crise ou da dificuldade, é melhor confrontar ou se abster? Algumas pessoas têm uma tendência a partir para o embate, haja o que houver. Já outras têm como padrão “entrar na toca” e esperar passar o furacão. No entanto, hoje já se sabe que nenhum dos extremos é realmente efetivo. “Ao contrário, o …

Em uma situação de dificuldade, é melhor partir para o enfrentamento ou “entrar na toca”? Leia mais »

Você é frágil, antifrágil, resiliente ou nenhum deles?

Em momentos de crise como o que vivemos hoje proliferam as mais variadas receitas para sair de situações adversas. O método queridinho do momento foi criado pelo professor de engenharia de riscos da Universidade de Nova York Nassim Nicholas Taleb, e atende pelo nome de “antifrágil” – nome do mais famoso livro deste pesquisador. A …

Você é frágil, antifrágil, resiliente ou nenhum deles? Leia mais »

“O maior desafio da maternidade é ouvir choro de criança”

Recentemente recebemos este relato de uma seguidora: “Eu consigo ficar sem dormir, eu consigo amamentar por horas seguidas, mas para mim o maior desafio da maternidade é ouvir choro de criança.” Você também se sente assim? Muitas mães confessam sua dificuldade de deixar vir à tona e sustentar as manifestações de raiva, tristeza e frustração …

“O maior desafio da maternidade é ouvir choro de criança” Leia mais »

Categorias